fbpx

Como desenvolver sua adaptabilidade?

Diante de tantas habilidades que precisarão ser desenvolvidas para atuar neste novo cenário de incertezas, onde as mudanças estão acontecendo numa velocidade sem precedentes, destaco a importância da capacidade de se adaptar.

Adaptabilidade sempre foi uma competência valorizada no mercado de trabalho e daqui para frente ela será essencial para se ter sucesso profissional.

Essa capacidade de se reinventar diante das mudanças, de se preparar para as transformações, adquirindo novos conhecimentos e desenvolvendo novas habilidades e de assumir uma postura proativa será um diferencial para aqueles profissionais que a colocarem em prática.

Você está pensando que ainda não tem esta competência em nível de excelência? A boa notícia é que é possível desenvolver esta habilidade.

Um primeiro ponto a ser levado em consideração é encarar as mudanças como oportunidades. Não é fácil sair da zona de conforto pois existem ganhos em se permanecer onde está. Você não se frustra, não recebe críticas e pode continuar a fazer tudo igual a como sempre fez. Mas desta forma vai obter resultados diferentes? Se está difícil, tente a cada dia ampliar sua zona de conforto. Como? Realize pequenas ações diferentes a cada dia, pode ser pedir um feedback, ouvir pontos de vistas diferentes do seu ou aprender algo novo. Desta forma, aos poucos se sentirá mais seguro para uma mudança mais radical.

Conhecer suas forças, fraquezas e qual seu maior objetivo profissional ajudará a fortalecer sua autoconfiança e passar de forma mais positiva e otimista pelos obstáculos. Lembre-se que talvez você tenha que desenvolver algumas de suas fraquezas, mas são seus pontos fortes que o levarão a alcançar seus objetivos.

Aprenda sempre. Conhecimento não ocupa espaço e quem se prepara melhor e se mantem sempre atualizado tem mais chance de ter sucesso. Adquira conhecimentos além de sua área de formação ou atuação, conhecer sobre outras áreas amplia a visão estratégica e desenvolve a criatividade.

E por fim, desenvolva o equilíbrio emocional. Reflita antes de agir, entenda que nem sempre as situações vão sair do jeito que planejou, e tudo bem. Aceite seus limites e aprenda com os erros. E controle sua ansiedade, não adianta tentar controlar o que está por vir, logo, foque o presente, que é onde você realmente pode interferir. Desta forma, ficará mais fácil tomar decisões mais assertivas e sob pressão.

Adaptar-se a um mundo cada vez mais tecnológico, e ágil, e identificar oportunidades onde a maioria somente vê problemas vão ajudar você a se diferenciar dos demais e a atingir seus objetivos profissionais mais rápido do que imagina.

Sucesso!

Escrito por Daniela Boiteux

 

Write a comment

× Como posso te ajudar?