fbpx

A Estratégia por trás do Recrutamento – Recrutar ou Atrair: o primeiro passo fundamental para um processo seletivo eficaz

Não importa o ciclo de vida da empresa, ter as pessoas certas no seu time é crucial para o desenvolvimento do negócio.

A contratação de profissionais qualificados e com as competências necessárias para o seu negócio não é uma tarefa tão simples quanto parece.

Segundo dados do Pnad, o Brasil chegou ao final de 2020 com uma taxa de 14,4% de desempregados. Em Portugal, a taxa de desemprego de 2020 é de 7,2% e tende a subir para os 8,8% em 2021, de acordo com as previsões do Banco de Portugal (BdP) divulgadas no Boletim Econômico.

Apesar de assustador o número de desempregados, o IBGE aponta uma crescente no número de vagas celetistas abertas no Brasil e novos modelos de trabalho passam a ser instituídos no Mundo.

Videoconferências tornaram-se rotinas, questões emocionais e competências como autogestão, comunicação assertiva, relação interpessoal e foco em resultado ganharam destaque em 2020. Globalização, conectividade e questões relativas à diversidade vieram à tona.

Uma tendência relevante no modelo de trabalho segundo especialistas, é a continuidade do trabalho remoto em 2021.

Isso nos faz olhar para o mercado de trabalho de uma maneira singular e especial. Chegar até a pessoa certa para sua empresa requer mais do que indicações e contatos próximos. É preciso, antes de tudo, ter uma estratégia bem definida, um perfil bem claro do que sua empresa precisa, líderes e gestores engajados com o propósito e objetivos da empresa, uma cultura bem estabelecida.

A partir daí, experiência, dedicação e trabalho em equipe fazem a diferença. Utilizar recursos digitais para chegar ao maior número de profissionais no perfil desejado. Apostar em networking, experiência em hunting ativo, marketing digital, redes sociais. É preciso trabalhar incansavelmente e por um determinado período na captação e busca de profissionais.

A sua marca conta, o engajamento dos colaboradores atuais conta, o turnover, a meritocracia, a cultura da empresa. Sim, esses fatores contam muito para atrair as pessoas certas!

Eu digo, inclusive, que a primeira etapa do processo seletivo é tão estratégica e importante, que à partir dela, a empresa pode ou não chegar numa contratação assertiva.

Seus atuais colaboradores e seus colegas podem ajudar nesta busca. Sua equipe de Recrutadores e Recursos digitais também. Uma boa consultoria de Recrutamento e Seleção com certeza te ajudará.

O fato é que: Com um perfil bem claro e definido do que você precisa para determinada função, quanto mais abrangente, disruptivo, ágil e estratégico você for no recrutamento e atração de profissionais, maior a chance de você chegar até o profissional desejado.

Fica claro a importância do recrutamento e atração nos processos seletivos, já que, escolher os melhores profissionais para sua empresa significa uma vantagem competitiva diante de seus concorrentes, uma maior efetividade na produtividade e uma grande colaboração para sua marca como uma marca empregadora.

Entre em contato! Teremos o maior prazer em compartilhar contigo toda nossa experiência na área.

Escrito por Telma Rosseti
Director and Partner da eccho HR Specialists

Write a comment

× Como posso te ajudar?