fbpx

Tendências de Contratações para 2021

Quando falamos da área de Recursos Humanos, podemos seguramente dizer que 2020 foi um ano muito desafiador. Aprendemos importantes lições sobre a dinâmica empresarial e os profissionais que nela atuam: suas necessidades, capacidades, habilidades, forma de se relacionar e de entregar resultados.

Aprendemos sobre resiliência, flexibilidade, gestão emocional, pensamento estratégico, diversidade, organização, gestão do tempo e, claro, tecnologia.

Embora o desemprego siga em alta em 2021, o desafio de Recrutamento e Seleção se torna ainda maior.

Acertar em uma contratação certamente é difícil. Encontrar e atrair profissionais talentosos, que se identificam com o DNA da empresa, iniciam e permanecem motivados e entregam resultados à altura das expectativas, sempre foi um desafio para a área de Recursos Humanos e se tornará ainda maior em 2021.

Rotinas variadas, talentos globais, diversidade e diferentes formatos de pesquisa de profissionais são os novos direcionadores para as contratações que contemplam o Home Office e/ou o Híbrido, que veio para ficar.

O empolgante trabalho de Recrutamento e Seleção envolve:

– Encontrar e atrair talentos globalmente – não mais olhar apenas para a região da empresa;

– Encontrar e atrair profissionais flexíveis e adaptáveis;

– Encontrar e atrair profissionais ágeis e comprometidos;

– Avaliar com profundidade os soft skills, que são as formas de demonstrar as competências comportamentais;

– Quebrar paradigmas e barreiras em relação a diversidade: de raça, de gênero, de formação, de experiências profissionais e de vida;

– Utilizar a tecnologia a favor do processo de recrutamento e seleção, sem perder a essência do processo, que é fundamental, “olho no olho”.

– Contribuir com análises de remunerações globais, benefícios factíveis e realizáveis e modelos de contratações diversificados.

Enfim, 2020 foi inesquecível e 2021 marca o início de um novo Recursos Humanos, principalmente para Recrutamento e Seleção, que é o primeiro passo para uma contribuição estratégica com a empresa.

Vale lembrar que é durante uma crise, que aprendemos e evoluímos. Estamos atentos as tendências e lutamos juntos por um ano melhor.

Entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em compartilhar toda nossa experiência na área.

Escrito por Telma Rosseti
Director and Partner da eccho HR Specialists

Write a comment

× Como posso te ajudar?