fbpx

Como garantir a eficiência operacional quando todos os colaboradores estão de Home Office

Garantir a eficiência operacional de uma empresa, em uma situação normal, já é um grande desafio no papel da liderança, não é mesmo?

E como você trata essa questão quando todos estão home office, emocionalmente abalados, e muitos sem estrutura para trabalhar de casa?

Como você tem lidado com a continuidade nas atividades e rotinas que não podem parar? E com seus colaboradores neste momento de angústia para todos?

Não é minha intenção, destacar aqui, todas as “dores” e dificuldades que estamos sentindo, nem tão pouco ignorar o cenário econômico mundial.

O propósito é ajudá-lo a manter sua equipe produtiva e engajada neste momento tão difícil e dolorido para todos.

Tenha certeza de que você fará, não só um bem para sua empresa, mas também para a saúde psicológica do seu time.

Vamos lá:

1 – Faça um mapeamento de todas as áreas e reorganize as atividades na pirâmide organizacional:

2 – Defina “projetos” em cada nível da pirâmide para ser trabalhado por times multifuncionais.

Exemplo: Escrever ou revisar os processos operacionais financeiros, como fluxograma, documentos, políticas etc.

Faça uma lista de atividades para todas as áreas.

3 – Avalie o perfil dos seus colaboradores atuais e selecione os times que trabalharão em cada um dos projetos.

Procure colocar pessoas envolvidas de diferentes níveis e perfis e nomeie sempre um líder para cada projeto.

4 – Faça um acompanhamento semanal on line.

Crie um modelo padrão de apresentação destes projetos e estimule-os a buscar o envolvimento e desenvolvimento das atividades.

5- Valorize cada etapa avançada.

Celebre a evolução em cada projeto e mostre-se aberto as inovações que poderão aparecer.

Durante esse período, você terá colaboradores motivados e engajados na empresa, mas quando isso terminar, você terá colaboradores emocionalmente saudáveis e bem preparados.

Desejo muita serenidade e saúde.

 

Escrito por Telma Rosseti.

Comments 2

  1. Eduardo Gasparoto
    4 de maio de 2020

    Excelente dica. Tenho realizado com o meu time reuniões periódicas, para redefinição de prioridades. O material apresentado traz um roteiro que nos auxilia nesse trabalho!

  2. Equipe eccho HR
    6 de maio de 2020

    Que ótimo Eduardo, ficamos contentes em contribuir!

Write a comment

× Como podemos te ajudar?