Diante da pandemia mundial do Coronavírus Covid-19, os gestores de RH precisam orientar as empresas como devem proceder, quais as medidas de segurança e gestão de crise nas organizações.
A eccho HR Specialists relacionou algumas medidas e orientações necessárias para este momento que todos estão enfrentando:
- Coloque informativos na empresa sobre higiene, prevenção e novas regras de ambientes de uso comum.
- Os cargos administrativos, ou que possam ser feitos home office, opte por esse formato para contribuir com a prevenção de novos casos no Brasil.
- Os cargos e funções que não podem ser feitos de casa, a sugestão é colocar horários alternativos para evitar aglomeração dos horários de pico em transportes públicos.
- Além dos informativos de prevenção, envie e-mails de atualizações sobre o Coronavírus, com intuito de levar informações verdadeiras e evitar pânico entre os colaboradores.
- Colaboradores acima de 60 anos e gestantes, permita o serviço home office ou dispense das atividades pelas próximas 2 semanas.
- Forme um comitê para a gestão da crise, realize as reuniões online com os principais gestores, para analisarem os negócios e as medidas específicas da organização.
- Remarque as reuniões presenciais para o formato online, conte com ferramentas como Teams, Google Meet ou Zoom.
- Nos ambientes da empresa deve ter álcool gel 70% para ajudar na prevenção.
- Caso algum colaborador apresentar sintomas, dispense imediatamente das atividades e oriente que volte para a casa e entre em contato com SAMU 192 ou app SUS.
- Cada empresa enfrentará algumas situações especificas que devem ser analisadas de forma individual, ouça o colaborador e encontre uma melhor alternativa de resolver.
- Caso a demanda esteja muito reduzida, as férias coletivas podem ser uma solução.
A prioridade é assegurar a saúde e bem-estar de todos os colaboradores!
Para auxiliar, disponibilizamos arquivos do Ministério da Saúde para consulta: